Cinco pessoas morrem e 10 ficam feridas após serem atingidas por pacotes de ajuda humanitária lançados de avião em Gaza, diz hospital
Carregamentos de ajuda humanitária enviados por lançamento aéreo à Faixa de Gaza nesta sexta-feira (8) atingiram moradores do território e mataram cinco deles, segundo afirmou o chefe da enfermaria do hospital Al-Shifa, o principal da região, controlada pelo grupo terrorista Hamas. Outros dez teriam ficado feridos.
Segundo o responsável pelo setor de emergência do hospital Al Shifa, Mohamed el Sheikh, o acidente ocorreu no campo de refugiados de Al Shati, a oeste da Cidade de Gaza, perto da costa.
“Quando os aviões começaram a lançar a carga, eu e meu irmão nos dirigimos para a área com a esperança de recuperar um saco de farinha. Mas o paraquedas não se abriu e a carga caiu como um foguete sobre o teto de uma das casas”, disse à AFP o palestino Mohamed al Goul, de 50 anos, morador desse campo de refugiados.
Mohamed afirmou ainda que depois viu um grupo de pessoas carregando três corpos e vários ficaram feridos no grupo de refugiados que se reuniram para chegar aos pacotes de ajuda humanitária.
O grupo terrorista Hamas não se manifestou nos canais de Telegram até a última atualização deste texto.
Especialistas afirmam que as entregas aéreas não são o melhor meio de entrada de ajuda humanitária em Gaza, por entregarem em menor quantidade que a via terrestre e por poder cair em locais de difícil acesso, como no mar.
"Acredito que os lançamentos aéreos são um símbolo de apoio e solidariedade aos civis em Gaza. Mas é uma gota no oceano, está longe de ser suficiente. É importante. É adicional. Mas continua sendo muito modesto. A via terrestre continua a ser a solução ótima. É mais fácil, mais rápido e mais barato", disse Sigrid Kaag, coordenadora de ajuda da ONU para o território palestino.
G1
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado