Entenda por que Tite não deixa jogadores da Seleção usarem caneleiras nos treinos

17 de Novembro 2022 - 22h39

Jogadores da seleção brasileira treinam sem caneleira — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Daniel Alves com dois carrinhos em Pedro e Raphinha. Neymar na dividida com Alex Telles. Bruno Guimarães com Fabinho. Alex Sandro contra Eder Militão. As divididas mais duras são comuns para quem observa alguns minutos dos treinamentos da Seleção e viraram assunto neste início de preparação para a Copa do Mundo.

O que para muita gente passa despercebido é que o treinador mantém padrão que trouxe de experiência há tempos em clube. O grupo de jogadores treina sem caneleira, uma prática que pode ser estranha para quem vê, mas que já é comum nos treinos de Tite desde 2015.

A ideia surgiu quando o treinador ainda comandava o Corinthians. Para evitar chegadas por cima nas divididas, preocupado com o número de cartões da equipe no início da temporada de 2015, o técnico propôs todos treinarem sem caneleiras.

"O bicho pega no treino (risos). Mas é tudo 100% leal. Desde a época de Corinthians, na Europa treinamos assim também, isso te dá consciência de ser leal, de não dar o bote quando está atrasado, ajuda bastante, por isso treinamos sem caneleira e proteção", relatou o zagueiro Marquinhos.

A atitude de Tite lá em 2015 deu certo: o Corinthians venceu o prêmio de Fair Play, por ser o time com menos cartões no campeonato. E na Seleção, o zagueiro argumenta que embora os que não acompanhem o dia a dia se impressionem com algumas jogadas, a atividade é marcada pela lealdade e intensidade entre os companheiros.

"Nos treinos sempre procuramos fazer o nosso máximo. Todos que chegam aqui querem mostrar trabalho, que estão bem, e a intensidade dos treinos é muito grande. Temos dois times de excelentes jogadores, no top de suas carreiras, isso ajuda na intensidade do treinamento. Claro, sempre devendo as precauções de não chegar atrasado. Mas a lealdade e intensidade não temos que diminuir. O treino prepara para o jogo, e é assim que temos que treinar".

ge

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado