Ex-ABC consegue acesso para a Série C e chega ao terceiro seguido

04 de Setembro 2023 - 11h15

Foram conhecidas neste final de semana as quatro equipes promovidas para a Série C do Campeonato Brasileiro em 2024. Athletic Club/MG, Caxias/RS, Ferroviária/SP e Ferroviário/CE tiveram êxito em seus confrontos pelas quartas de final da Série D e garantiram o tão sonhado acesso à terceira divisão.

Depois de bater na trave inúmeras vezes, o Caxias/RS enfim conquistou o acesso após tropeçar nos últimos anos, sendo superado por duas equipes potiguares: ABC (2021) e América de Natal (2022). O feito inédito aconteceu após a equipe gaúcha vencer a Portuguesa/RJ no jogo de volta por 1 a 0 com gol de Eron, que tornou-se artilheiro da competição com 14 gols marcados.

Estreante em competições nacionais nesta temporada, o Athletic Club/MG carimbou sua vaga na Série C após vencer o Bahia de Feira/BA por 2 a 1 no placar agregado — venceu o primeiro jogo por 2 a 0 e perdeu na volta por 1 a 0 — o time mineiro que conta com o ex-meia do ABC, Allan Dias, sendo o terceiro acesso consecutivo que o jogador conquista em sua carreira.

Com um primeiro semestre abaixo das expectativas, a Ferroviária/SP conseguiu a virada de chave em 2023 ao conquistar o retorno à terceira divisão nacional após 21 anos. A Locomotiva superou o Sousa/PB, comandado por Renatinho Potiguar, ao vencer por 2 a 1 no agregado — venceu em Araraquara por 1 a 0 e empatou em Sousa em 1 a 1.

O técnico potiguar bateu na trave pela segunda vez no jogo do acesso dentro da Série D. Na primeira ocasião, em 2021, dirigindo o América de Natal, Renatinho perdeu nos pênaltis para o Campinense/PB, também em terras paraibanas.

Detentor da melhor campanha da fase de grupos e invicto na competição, o Ferroviário/CE conquistou seu retorno à Série C após superar o Maranhão/MA nas penalidades no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, por 3 a 0. 

O time comandado pelo ex-atacante e ídolo do América de Natal, Paulinho Kobayashi, chegou a estar perdendo parcialmente o confronto nos acréscimos, mas minutos depois com gol contra do zagueiro Edson levou a decisão para os pênaltis.

Nas penalidades a equipe maranhense desperdiçou todas as suas cobranças, enquanto o Tubarão converteu suas batidas. O fato surpreendente foi o zagueiro Leone, o primeiro a cobrar pelo Maranhão/MA, que bateu com paradinha, sendo anulada a cobrança, em razão de ser proibida desde 2010.

Com os acessos definidos para a Série C, as quatro equipes avançaram para as semifinais e irão disputar o título da Série D de 2024. O Ferroviário/CE enfrenta o Caxias/RS, enquanto o Athletic Club/MG jogará diante da Ferroviária/SP.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias