Maduro diz estar “pronto” para acordo para reconhecer resultados das eleições

11 de Junho 2024 - 15h34

A menos de 50 dias das eleições presidenciais na Venezuela, o presidente do país e candidato à reeleição, Nicolás Maduro, aderiu à iniciativa que promove a assinatura de um acordo perante o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para o reconhecimento dos resultados do pleito, marcado para 28 de julho.

“Estou pronto para assinar um acordo perante o Poder Eleitoral para que todos os candidatos reconheçam o boletim que a CNE lerá no dia das eleições”, disse o chefe de Estado na segunda-feira (10) no seu programa “Con Maduro +”, transmitido pelo canal estatal Venezolana de Television.

Ele fez a declaração após presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Jorge Rodríguez, ter pedido na semana passada à oposição que assine um acordo para o reconhecimento dos resultados.

Além disso, Rodríguez acusou seus adversários políticos de tentarem instalar uma matriz de fraude nas eleições presidenciais.

Maduro destacou ainda que “assim que a CNE ler os resultados do dia 28 de julho à noite, o bendito dia da vitória, a primeira coisa que farei como presidente da República, já ratificado pelo povo, será convocar uma grande reunião cultural, diálogo empresarial, social e político com toda a sociedade venezuelana”.

Além do atual presidente, outros nove candidatos permanecem na corrida eleitoral na Venezuela.

Edmundo González Urrutia, candidato pela Plataforma Unitária, que reúne a maioria dos partidos da oposição, não se referiu ao tema. Nem a líder da oposição, María Corina Machado.

Antonio Ecarri, que se identifica como candidato independente da oposição, convocou uma coletiva de imprensa para esta terça-feira (11) para se pronunciar sobre o reconhecimento dos resultados.

CNN

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias