[VIDEO] Lula afirma que casas de programa federal precisam ter "varanda para pum"

15 de julho 2023 - 15h25

Uma varanda para pum. Com elas, casas populares de programas habitacionais terão o mínimo de dignidade. Pelo menos, de acordo com a visão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que defendeu, exatamente com essas palavras, a criação da "varanda do pum", que pode ter 1 m², mas precisa existir para os dias que o homem não estiver bem da barriga. Veja o vídeo acima: 

A declaração foi dada durante evento de lançamento das novas regras federais do Minha Casa, Minha Vida. 

Pelas novas regras, a faixa 1 é voltada para famílias de baixa renda, que ganham até dois salários mínimos. Juntos, esses estados deverão ter cerca de 74,8 mil imóveis das 130 mil unidades que o Ministério das Cidades quer contratar neste ano para atender famílias com renda de até R$ 2,6 mil, em áreas urbanas, beneficiadas com subsídios do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

O prazo para apresentação dos projetos pelas construtoras foi aberto no último dia 3. A recepção das propostas fica limitada a 120% das metas de contratação por unidade da federação. O porcentual só pode ser extrapolado pela última faixa enquadrada no programa.

Em razão dessa regra, a Caixa Econômica — um dos braços operacionais do MCMV — já precisou suspender o recebimento de novos projetos para os 15 Estados:

Bahia
Ceará
Pernambuco
Paraíba
Rio Grande do Sul
Amazonas
Sergipe
Alagoas
Tocantins
Mato Grosso do Sul
Goiás
Piauí
Amapá
São Paulo; e
Minas Gerais.

O sistema pode ser reaberto a depender da checagem que o banco fará das propostas, incluindo uma visitação nos terrenos apontados. Esse processo deve ser concluído nos próximos 30 dias.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias