O ABC é o rei dos empates no Campeonato Brasileiro 2025. O Alvinegro de Natal soma 10 empates em 14 rodadas disputadas na Série C e lidera o ranking de empates entre todos os 124 times que disputam as quatro divisões do país (veja abaixo a lista).
A notícia é do ge. O 10º empate do ABC veio no último sábado, contra o Floresta, fora de casa. O Alvinegro perdia por 1 a 0 e conseguiu a igualdade aos 50 minutos do segundo tempo, com Joãozinho.
Este número de empates representa 71,4% dos jogos disputados pela equipe na Terceirona. O ABC é atualmente o 14º colocado na tabela, com 16 pontos, e ainda sonha com uma possível classificação para a segunda fase, enquanto, ao mesmo tempo, tenta fugir da zona de rebaixamento.
O desempenho do time potiguar na Série C escancara um desafio recorrente na campanha: transformar equilíbrio em vitórias. Além de não ter vencido como mandante, o ABC ainda tem a pior marca em número de triunfos na competição, ao lado do lanterna Tombense: apenas dois. O próximo compromisso será contra o Figueirense, sábado, em Natal.
"Por mais que tenhamos empatado no final, ficou a sensação de que a gente poderia ter terminado melhor o jogo. A gente tem que evoluir. Tem que rever os nossos jogos, tem que trabalhar mais para ganhar essa confiança para, sábado, a gente procurar estar impecável, voltar a ganhar em casa. O mais importante para a gente é ganhar em casa. Eu acho que esse grupo está precisando disso para ganhar essa confiança e falar com um pouquinho mais de intrepidez nessa nossa classificação. Às vezes eu posso estar falando, porque eu cheguei agora e eu quero... Agora, eu acho que eles (jogadores) precisam dessa vitória também para eles também estarem vivendo esse nosso mesmo pensamento, que a diretoria também acredita", comentou o técnico do ABC, Rodrigo Santana.
Na Série C, outro dado chama atenção: o líder Caxias é o único clube que ainda não empatou no Brasileirão, também considerando todas as divisões. O time gaúcho tem 10 vitórias e quatro empates.
Líderes dos empates
Na Série A, o Vitória é quem mais empatou até o momento, com oito empates em 17 rodadas. O time baiano é seguido por Mirassol e São Paulo, com sete cada.
Três equipes dividem o topo no número de empates da Série B: Remo, Atlético-GO e Ferroviária, todos com oito empates.
Na Série D, Maranhão e Itabirito aparecem como os maiores "empatadores" até agora, com sete em 14 partidas.
Confira quem mais empatou por série no Brasileirão
Séria A (17 rodadas)
- 8 empates – Vitória
- 7 empates – Mirassol e São Paulo
- 6 empates – Corinthians e Internacional
Série B (18 rodadas)
- 8 empates – Remo, Atlético-GO e Ferroviária
- 7 empates – Amazonas, Novorizontino, Avaí e Paysandu
- 6 empates – Volta Redonda e Botafogo-SP
Série C (14 rodadas)
- 10 empates – ABC
- 7 empates – Anápolis
- 6 empates – CSA, Figueirense e Maringá
Série D (14 rodadas)
- 7 empates – Maranhão e Itabirito
- 6 empates – Marcílio Dias, Cascavel, Nova Iguaçu, Mixto-MT, Tocantinópolis e Sampaio Corrêa
- 5 empates – Manauara, Manaus, Águia de Marabá, Altos, Parnahyba, Central, Barcelona de Ilhéus, Penedense, Capital-DF, Goianésia, Porto Vitória, Operário-MS, Monte Azul e São José-RS.