BANNER-PORTAL.gif
Banner-Portal-Animado-SPEC---910x200px (1).gif

Política

Alertado por ministros, Lula vai ao Nordeste em 1ª viagem pós cirurgia

Lula
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.jpg

Alertado por ministros após resultados ruins em pesquisas, o presidente Lula mudou os planos e escolheu o Nordeste como destino de sua primeira viagem de trabalho após as recentes cirurgias na cabeça. A notícia é do Metrópoles.

Segundo apurou a coluna, o petista deve ir na sexta-feira (7) para a Bahia, estado governado pelo PT há 18 anos. A previsão é de que Lula participe da inauguração da primeira etapa da Adutora da Fé em Bom Jesus da Lapa (BA).

O presidente deve participar da agenda com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés. Na segunda-feira (3/2), inclusive, Lula se reuniu com seu auxiliar para debater a agenda.

Inicialmente, havia a previsão que Lula fosse ao Ceará na sexta-feira para, entre outras agendas, assinar a ordem de serviço da duplicação de um trecho da BR-116. A visita, porém, acabou adiada para o final de fevereiro.

O presidente também cogitou como primeiro destino o Rio de Janeiro, para agendas no setor petroquímico. Na semana passada, o próprio Lula disse que sua primeira viagem seria para anunciar investimentos na Petrobras.

 

Pesquisa Quaest e impacto

Segundo apurou a coluna, um dos motivos que levou o atual chefe do Palácio do Planalto a escolher o Nordeste como primeiro destino foi a queda de sua popularidade na região.

Uma pesquisa da Quaest divulgada no dia 27 de janeiro mostrou que a aprovação do governo Lula caiu cinco pontos percentuais no Nordeste, indo de 52% para 47% no último mês.

Diante dos dados, Lula foi aconselhado por ministros palacianos, especialmente pelo chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Sidônio Palmeira, a priorizar o Nordeste.

A região é uma das mais importantes para o presidente e para o PT, por ser a única onde Lula obteve mais votos do que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.

 

Outros destinos

Como a coluna noticiou no final de janeiro, Lula havia pedido a seus auxiliares sugestões de lugares para quando as viagens fossem retomadas.

Até o final do mês, o presidente deve ir ao Rio de Janeiro. Também está prevista uma viagem a Belém para lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado