O Banco do Brasil terá que restituir um total de R$ 20,6 milhões a clientes devido a cobranças indevidas relacionadas a operações com cheque especial, cartões de crédito e débito.
A devolução foi definida em um termo de compromisso firmado com o Banco Central (BC) na última segunda-feira (3).
Conforme o acordo, o Banco do Brasil restituirá R$ 14,1 milhões a clientes que foram cobrados indevidamente pela emissão de segunda via de cartão. Esse problema afetou mais de 1,5 milhão de clientes entre os anos de 2013 e 2024.
Além disso, serão devolvidos R$ 6,5 milhões a 15,4 mil microempreendedores individuais (MEIs) que, entre 2020 e 2022, pagaram taxas de juros acima do limite máximo de 8% nas operações de cheque especial.
Em nota oficial, o Banco do Brasil reafirmou seu “compromisso de atendimento de excelência a seus clientes” e informou que “as questões já foram devidamente solucionadas”.
“O BB destaca que detém a melhor posição no ranking Bacen entre as maiores instituições financeiras do país há dez trimestres consecutivos, sendo, portanto, o banco menos reclamado dentre todos os grandes bancos”, diz o comunicado.
Caso o banco não consiga reembolsar todos os clientes prejudicados no prazo máximo de 12 meses, deverá pagar ao Banco Central o valor correspondente ao saldo remanescente.