O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou sua residência, nesta quarta-feira (23/7), no Jardim Botânico, em Brasília, e foi até a sede do Partido Liberal (PL) em Brasília. O ex-presidente está acompanhado do filho mais novo, o vereador de Balneário Camboriú Jair Renan (PL). Ao descer do carro, Bolsonaro foi abordado por jornalistas, mas disse apenas “vocês sabem que eu não posso falar”.
O deslocamento acontece em meio à espera por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes sobre seu futuro, após sua defesa se manifestar sobre o suposto descumprimento das ordens de não usar redes sociais ou ter falas transmitidas por perfis de terceiros.
Jair Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) e passou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica, além de estar sujeito a medidas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, como a proibição do uso das redes sociais.
Na tarde dessa terça (22), o ministro Moraes proferiu um despacho no qual explicitou que a cautelar de proibição de utilização de redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros, “inclui, obviamente, as transmissões, retransmissões ou veiculação de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas em qualquer das plataformas de redes sociais de terceiros”.
A defesa de Bolsonaro alega que o ex-presidente não havia sido intimado da explicação da decisão.
Bolsonaro deve se encontrar com colegas do partido enquanto aguarda a decisão de Moraes, desta vez acompanhado do filho.