O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte passou a desaconselhar o banho noturno na Praia da Redinha, em Natal, prática que ganhou popularidade nas últimas semanas. Em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (19), a corporação informou que irá instalar placas de alerta no local.
Segundo o tenente Christian Bari, comandante do Grupo de Busca e Salvamento Aquático, a área apresenta riscos como pedras onde membros podem ficar presos, presença de cracas que causam ferimentos e correntes fortes, por se tratar de uma região de encontro com o rio, variando conforme a maré.
O oficial destacou ainda que a iluminação é insuficiente, o que compromete a visibilidade tanto dos banhistas quanto das equipes de resgate. A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático não recomenda, em hipótese alguma, o banho de mar durante a noite.
As placas de sinalização devem ser instaladas nos próximos dias, em parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura do Natal. Em nota, a corporação reforçou que à noite a visibilidade é reduzida, dificultando a identificação de buracos, pedras, animais marinhos e correntes de retorno, o que aumenta significativamente o risco de acidentes.
Além disso, não há atuação regular de guarda-vidas no período noturno, o que pode atrasar ou impedir o socorro em casos de afogamento. O CBMRN orienta que o banho de mar seja feito apenas durante o dia, em áreas monitoradas. Em emergências, a recomendação é ligar 193.