O Governo do RN divulgou hoje (28) uma nota em que lamenta a morte de um adolescente de 14 anos que aguardava a vaga em um leito de UTI para tratar a covid-19. Na mesma nota, o Estado também ressalta a necessidade de vacinação de adolescente e afirma que tem trabalhado para abrir novas vagas de atendimento. Segue:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lamenta profundamente o óbito do adolescente de 14 anos, nesta sexta-feira (28), que aguardava transferência para um leito de UTI. A equipe técnica da Sesap tem trabalhado diuturnamente na tentativa de garantir uma assistência rápida e adequada a toda população do estado. Infelizmente com a velocidade do agravamento da pandemia e a busca expressiva por leitos, principalmente os pediátricos, somado ao adoecimento também dos profissionais de saúde, não permite a oferta de leitos na velocidade necessária.
Hoje o estado dispõe de dez leitos de UTI e 30 clínicos no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, além de três de UTI no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, todos ocupados. O planejamento é de que o Maria Alice chegue a 16 leitos de UTI, dentro do mais curto espaço de tempo.
A Sesap reforça ainda a importância de que as crianças sejam vacinadas contra a Covid-19 o mais rápido possível, pois a vacina é eficaz e segura.