O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, senador Carlos Viana(Podemos-MG), disse neste sábado (29) que o colegiado vai votar na próxima semana a convocação de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e de Leila Pereira, presidente do Palmeiras e do Banco Crefisa S.A. O parlamentar fez o anúncio por meio de publicação no X. A informação é do O Antagonista.
“Nesta semana, além de votarmos a convocação do ministro da AGU, Jorge Messias, a CPMI do Roubo dos Aposentados vai pautar duas novas convocações essenciais para o país. Vamos votar a convocação de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master, que foi solto ontem. Vamos votar também a convocação de Leila Pereira, presidente do Palmeiras e do Banco Crefisa, envolvida no mercado de consignados de aposentados“, escreveu Viana.
“Todas as votações serão individuais, nominalizadas, para que o Brasil veja com absoluta transparência quem está do lado dos aposentados e quem está do lado da blindagem. Nada de voto escondido. Nada de arranjo. Transparência total. O país vai saber exatamente como cada parlamentar votou”, complementou.
Vorcaro é o principal nome em uma investigação sobre fraudes financeiras. A decisão revogando a prisão dele foi proferida na sexta-feira, 28, pela desembargadora Solange Salgado, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). A magistrada optou por substituir a custódia por um conjunto de medidas cautelares diversas da prisão.
O relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), protocolou na sexta requerimento de convocação de Vorcaro para prestar depoimento como testemunha.
O pedido ressalta que o Banco Master, nos últimos anos, figurou entre as instituições financeiras com o maior número de reclamações sobre crédito consignado, cartão de crédito e reserva de margem consignável nas plataformas de direito do consumidor.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, do Congresso, investiga descontos irregulares em aposentadorias e pensões. Na última quinta-feira, 27, o colegiado decidiu adiar a deliberação sobre a convocação do advogado-geral da União do governo Lula (PT), Jorge Messias.
Sendo o presidente da comissão, esse é um dos temas sem consenso entre governo e oposição e, portanto, será votado na próxima quinta-feira, 4.
Também ficou de fora um pedido apresentado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG) que visava a atingir o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e gerou a primeira confusão do dia, com parlamentares trocando ofensas, entre elas “vagabundo”.