Operadoras de internet estão proibidas de reestabelecer os serviços para os moradores, que devem “contratar” o CVNet
A guerra pelo controle da internet chegou às ruas de Fortaleza (CE). O Comando Vermelho (CV) está promovendo ataques contra operadoras de internet na capital cearense. No caso mais recente, cabos de fibra óptica da operadora Brisanet foram derrubados em três bairros.
A imposição da CVNET segue um padrão já observado em outras regiões reféns das facções criminosas, como o Rio de Janeiro. O grupo impede que operadoras regulares operem e oferece uma conexão clandestina.
Em alguns casos, os moradores são obrigados a pagar taxas para manter o serviço funcionando.
Ação das autoridades
A coluna contatou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSP-DS), que, em nota, informou que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), e com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, realiza investigações e diligências relacionadas à atuação de grupos criminosos contra empresas provedoras de internet.
Enquanto isso, empresas de telecomunicação tentam reestabelecer os serviços, mas seguem proibidos de prestar manutenção.