Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

MOSSORO.gif

Política

Desconfiança no STF atinge quase metade da população, aponta pesquisa

Foto: Carlos Humberto/STF

Levantamento do Instituto Opinião revela que 47% dos brasileiros não confiam no Supremo Tribunal Federal (STF). A pesquisa ouviu 2 mil pessoas, com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A informação é da repórter Yasmin Alencar, da Revista Oeste.

A região Sul concentra o maior índice de desconfiança, com 58,1%. No Sudeste, 50,1% afirmaram não confiar na Corte. As regiões Norte e Centro-Oeste registraram 50,6% de desconfiança, enquanto o Nordeste teve quadro mais dividido: 41,7% disseram não confiar; 26,8%, confiar um pouco; e 25,7%, confiar muito.

Nacionalmente, apenas 24,7% da população afirmam confiar muito no STF, enquanto 22,2% confiam um pouco. Outros 4% não souberam responder ou preferiram não opinar.

Para o sociólogo Arilton Freres, diretor do instituto, o protagonismo do STF em decisões de impacto político tem influenciado negativamente a percepção da população. “É fundamental que os Poderes da República se reconectem com a população. Sem confiança pública, a democracia se enfraquece”, declarou.

 

Congresso também é mal avaliado

O levantamento também aponta baixa aprovação do Congresso Nacional. Apenas 1,4% dos entrevistados avaliaram a Câmara dos Deputados como “ótima” e 8,2% como “boa”. A maior parte (34,8%) considerou “regular”, enquanto 19,7% disseram “ruim” e 30,1%, “péssima”.

O Senado Federal segue padrão semelhante: 1,6% o consideram “ótimo”, 7,7% “bom”, 35,1% “regular”, 18,2% “ruim” e 29,9% “péssimo”.

A pesquisa mostra ainda que muitos brasileiros não lembram em quem votaram para o Congresso, o que, segundo Freres, agrava a crise de representatividade e dificulta a articulação política no país.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado