Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Internacional

Elevador da Glória, um dos principais pontos turísticos de Portugal, descarrila e deixa ao menos 15 mortos

Foto: Reprodução

O Elevador da Glória, tradicional ponto turístico de Lisboa, em Portugal, descarrilou nesta quarta-feira (3), deixando pelo menos 15 mortos e outros 18 feridos. A informação é da CNN.

Socorristas do corpo de bombeiras de Lisboa e da Polícia de Segurança Pública estão no local. Uma fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica informou à CNN que pelo menos 5 feridos estão em estado grave. Outros 13, incluindo uma criança, tiveram ferimentos leves.

O Elevador da Glória tem capacidade para transportar até 42 pessoas e é um dos ícones de Lisboa. O ascensor liga a Praça dos Restauradores, na Baixa de Lisboa, à cidade alta e é muito frequentado pelos turistas que visitam a capital portuguesa.

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa informou que "lamenta profundamente o acidente ocorrido nesta tarde com o elevador da Glória, em Lisboa, em particular as vítimas fatais e os feridos graves, bem como os vários levemente feridos", e apresentou "o seu pesar e solidariedade às famílias afetadas por esta tragédia".

O governo do primeiro-ministro Luís Montenegro lamentou "profundamente o acidente ocorrido esta tarde no elevador da Glória, em Lisboa, e exprime a sua profunda consternação e solidariedade às vítimas e suas famílias".

"O Governo está, desde os primeiros momentos, acompanhando a situação e a resposta das diversas autoridades públicas de emergência médica, unidades de saúde, proteção civil, forças de segurança e transportes, a quem foram transmitidas orientações para prestação de todo o apoio necessário. O Governo está também em contato permanente e articulação estreita com a Câmara Municipal", diz a nota.

Aos jornalistas no local, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, falou disse que "dia trágico" para Lisboa.

"É um dia muito duro para todos nós. Lisboa está de luto, é um momento trágico para a nossa cidade", afirmou. A Câmara Municipal de Lisboa declarou três dias de luto municipal.

No X, e em português, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, lamentou o acidente. "É com tristeza que tomei conhecimento do descarrilamento do famoso “Elevador da Glória”. Os meus sentimentos com as famílias das vítimas", disse a líder.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado