O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) desembarcou em El Salvador na manhã de quinta-feira (13/11) e elogiou a segurança pública do país, historicamente um dos mais violentos do mundo. Em vídeo publicado nos stories do Instagram, afirmou ter percebido “sensação de segurança muito grande” e comentou que a cidade estava “bem arborizada”.
Nikolas relatou ter se reunido com o ministro da Justiça de El Salvador, Gustavo Villatoro, para entender como o modelo de segurança adotado no país poderia ser aplicado no Brasil. Na gravação, afirmou que “apenas um juiz comanda o Brasil”, em crítica indireta ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.
O deputado também comentou que a população salvadorenha demonstra forte admiração pelo presidente Nayib Bukele, a quem atribui a mudança do país “do mais violento do mundo ao mais seguro do mundo”.
Desde 2022, Bukele decretou estado de exceção e prendeu cerca de 80 mil pessoas sob a justificativa de combater facções criminosas. A política de endurecimento é celebrada por setores da direita brasileira, enquanto organismos internacionais de direitos humanos fazem críticas ao modelo.