A foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), tornou-se a publicação com maior engajamento nas redes sociais de Lula.
Feita pelo fotógrafo oficial Ricardo Stuckert e divulgada no domingo (26.out.2025), durante o encontro entre os dois em Kuala Lumpur (Malásia), a imagem alcançou 72 milhões de visualizações, 778 mil menções, 22 milhões de curtidas e 7,5 milhões de compartilhamentos, segundo levantamento da Quaest.
O recorde anterior era uma foto de 2021 em que Lula aparecia com a esposa, Janja, com 65 milhões de visualizações e 19 milhões de curtidas. Para o diretor da Quaest, Felipe Nunes, o resultado mostra que a diplomacia atual se faz “nas redes e nas mesas de negociação”, destacando o simbolismo da imagem entre Lula e Trump.
A análise da QuaestScan identificou 54% de comentários neutros, 26% positivos e 20% negativos, refletindo a disputa de narrativas entre apoiadores de Lula e de Jair Bolsonaro.
O instituto comparou ainda o engajamento com a famosa foto de Barack e Michelle Obama (2012), que teve 63 milhões de visualizações.
O encontro entre Lula e Trump durou 45 minutos e foi considerado amistoso. Apesar de não anunciar a revogação das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, Trump concordou em discutir uma revisão das taxas. Lula também pediu o fim das sanções da Lei Magnitsky ao ministro Alexandre de Moraes e à esposa dele. O presidente classificou a reunião como “franca e construtiva”.