O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) confirmou, ao Portal 96, que manchas de óleo voltaram a ser vistas em prais do Litoral Sul do Rio Grande do Norte, na manhã de hoje (15). Segundo a equipe do órgão, o estado ainda não tem certeza e o material é do mesmo tipo do que foi encontrado no segundo semestre de 2019.
Os resíduos foram vistos nas praias da Mina, em Tibau do Sul, Sagi, em Baía Formosa, e nas praias de Barreta e Búzios, em Nísia Floresta. "O Instituto informa que estão sendo adotadas todas as medidas mitigadoras neste momento em relação ao reaparecimento de óleo, por meio das instituições das três esferas municipal, estadual e federal, através do Grupo de Monitoramento integrado pelo Ibama, Marinha do Brasil - Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN), Ministério Público Federal e Defesa Civil Estadual", disse o órgão.
Uma análise deve ser feita pelo instituto para confirmar a origem do material.
Confira a nota na íntegra:
O Idema confirma o aparecimento de novas incidências de óleo no litoral do Rio Grande do Norte. Na manhã desta quinta-feira (15) foi detectada por populares a presença de resíduos nas praias da Mina, em Tibau do Sul, Sagi, em Baía Formosa, e nas praias de Barreta e Búzios, em Nísia Floresta.
O Instituto informa que estão sendo adotadas todas as medidas mitigadoras neste momento em relação ao reaparecimento de óleo, por meio das instituições das três esferas municipal, estadual e federal, através do Grupo de Monitoramento integrado pelo Ibama, Marinha do Brasil - Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN), Ministério Público Federal e Defesa Civil Estadual.
E ressalta que, embora o surgimento de óleo seja esperado após o derramamento ocorrido na Costa Brasileira, no segundo semestre de 2019, até o momento, não há como indicar relação dos fragmentos encontrados recentemente nas praias. Somente após análise do material coletado é que será possível indicar relação ou não com o episódio anterior.
Em caso de novos episódios, a população pode acionar o Poder Público, por meio do Disque 185 (Marinha do Brasil) ou a Defesa Civil - 3232-5155 / 190.
Fotos: Idema.