O Governo do Estado do Rio Grande do Norte realizou, nesta segunda-feira (05), a solenidade de encerramento do Curso de Formação Profissional (CFP) da Polícia Civil, no Centro de Convenções de Natal.
Inclusive, a divulgação da notícia pelo Governo do RN confirmou uma informação já antecipada pelo Portal 96, que 40 convocados não iriam concluir a preparação, resultando numa redução da previsão inicial do Poder Executivo, de nomear 400 novos policiais civis ainda este ano.
Segundo o Estado, "se formaram" 45 convocados para o cargo de delegados, 279 para agentes e 39 para escrivães da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN). "A formação buscou preparar os participantes para a atuação profissional, com diversas disciplinas práticas e teóricas", apontou o Estado.
"Isso reforça a necessidade de novas turmas o mais breve possível, com a convocação de mais aprovados para a realização do curso de formação, para que isso não aconteça novamente", afirmou a delegada Taís Aires, presidente da Associação de Delegados do RN (AdepolRN). Ela destacou ainda que o déficit atual na Polícia Civil do RN, que chega a 75% do efetivo.
NOMEAÇÃO
Vale lembrar que, pelo acordo firmado com o Ministério Público e homologado pela Justiça, o Governo do RN deve nomear os novos policiais civis no dia 15 de outubro deste ano.
CURSO DE FORMAÇÃO
Foram abordados temas como ética e direitos humanos, investigação de crimes patrimoniais e de homicídios, combate ao crime organizado, planejamento operacional e estratégico, comunicação social, técnicas de entrevista e interrogatório, defesa pessoal, abordagem e tiro. A maior parte dos instrutores foi composta por policiais civis, mas o CFP também contou com aulas ministradas por policiais militares, federais e penais, assim como por servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e profissionais de outros órgãos públicos.
As aulas foram desenvolvidas no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro Estadual de Educação Profissional Lourdinha Guerra, no Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC) e em um ginásio localizado no bairro Cidade da Esperança.