Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Cidades

IPTU 2026: prazo para desconto de 16% termina sexta-feira (9)

Site prefeitura | Crédito: Foto: Secom/Sefin

O prazo para garantir o desconto de 16% no pagamento antecipado do IPTU 2026 está na reta final, e os contribuintes têm até a próxima sexta-feira (9) para aproveitar o benefício. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), contempla a quitação em parcela única e inclui, no mesmo boleto, a Taxa de Lixo e, no caso de imóveis do tipo terreno, a Contribuição de Iluminação Pública (Cosip).

O desconto é destinado aos contribuintes que estavam em dia com todos os tributos municipais até 30 de dezembro de 2025 e que realizarem o pagamento dentro do prazo. De acordo com o secretário titular da Sefin, Marcelo Oliveira, este é um momento decisivo para quem deseja garantir o benefício.

“O pagamento antecipado do IPTU oferece uma vantagem concreta ao contribuinte, com economia imediata e diversas facilidades de pagamento. Nosso objetivo é garantir clareza, praticidade e acesso para que cada cidadão possa escolher a melhor forma de quitar seus tributos”, destacou o secretário.

Marcelo Oliveira explicou ainda que a medida garante economia direta no valor do imposto, ao mesmo tempo em que contribui para o planejamento financeiro das famílias e para a regularidade fiscal dos imóveis.

Para facilitar o acesso e ampliar as opções de atendimento, a Prefeitura enviou pelos Correios mais de 118 mil boletos impressos a contribuintes adimplentes até o final de novembro. Deste total, cerca de 32 mil já efetuaram o pagamento integral. A Secretaria Municipal de Finanças reforça que a emissão e reemissão dos boletos pode ser feita integralmente pelos canais digitais, garantindo mais agilidade, comodidade e segurança no atendimento. 

O atendimento presencial é destinado aos contribuintes que estão em dia com seus tributos. Já aqueles que possuem débitos ou pendências devem realizar o atendimento exclusivamente pelos canais digitais, especialmente pelo WhatsApp da Sefin, onde é possível regularizar a situação, emitir ou reemitir boletos e resolver todas as demandas de forma prática e sem deslocamento.

No caso das pessoas que perderam o prazo para aderir ao pagamento antecipado, a Prefeitura disponibilizará a opção de parcelamento em até 10 vezes, com envio dos carnês pelos Correios. A primeira parcela vencerá em 20 de fevereiro para imóveis localizados nas zonas Sul e Leste, e em 20 de março para imóveis das zonas Norte e Oeste.

Como emitir o boleto

Os boletos podem ser emitidos ou reemitidos pelo portal da Sefin, por meio do site natal.rn.gov.br/sefin, ou pelo portal Directa (directa.natal.rn.gov.br). Também está disponível atendimento digital automatizado pelo WhatsApp, no número (84) 98786-1990. Basta enviar “Oi”, digitar “IPTU2026” ou o código “116” e seguir as instruções, informando CPF e data de nascimento, no caso de pessoas físicas.

Formas de pagamento

O IPTU 2026 pode ser pago via PIX, em qualquer banco, por meio de convênio com o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, além de cartão de crédito e canais digitais do Banco do Brasil. Correntistas do BB ainda podem consultar e pagar o imposto diretamente pelo aplicativo, internet banking ou terminais de autoatendimento, sem necessidade de boleto.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado