Mesmo plenamente recuperado e com números que o credenciam como peça importante do elenco, Emanuel ainda não foi utilizado na temporada do ABC. Artilheiro do clube em 2025, o atacante atravessou um longo e delicado processo de recuperação após sofrer lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) e no menisco do joelho esquerdo, passou por cirurgia e ficou nove meses em reabilitação. Hoje, porém, o cenário é outro: Emanuel está liberado há quase um mês, mas ainda não foi acionado.
As lesões foram diagnosticadas ainda no primeiro trimestre do ano passado, em março. Mesmo machucado, Emanuel chegou a atuar nas finais do Campeonato Estadual e só depois passou por todo o protocolo de preparação, cirurgia, pós-operatório e reabilitação. A liberação para partidas oficiais ocorreu no dia 15 de janeiro. Desde então, apesar de estar à disposição da comissão técnica, o centroavante segue fora das escolhas.
“Foi um processo (lesão e cirurgia) que mexeu muito com meu psicológico. Era um grande momento que eu vivia. Mas é pensar para frente. Estou me sentindo mais forte do que antes. Estou só aguardando a minha oportunidade para voltar a ser o Emanuel que a frasqueira se acostumou”, revelou o atacante.
A ausência causa estranheza, especialmente quando analisado o rendimento recente do setor ofensivo. Emanuel, mesmo com poucos jogos, terminou a temporada de 2025 como artilheiro do ABC: foram 12 partidas, seis gols marcados e ainda uma assistência. Números que pesam e colocam o jogador em posição hierárquica superior a outras opções utilizadas.
No empate em 2 a 2 contra o Globo, por exemplo, Emanuel poderia ter sido alternativa real. Kauã Gabriel foi acionado, mas hoje o cenário indica que Emanuel está à frente na hierarquia técnica e oferece mais presença de área e poder de finalização, algo que fez falta naquela partida. O mesmo vale para o empate em 1 a 1 com o QFC, jogo em que o ABC teve dificuldades ofensivas e pouco aproveitamento das chances criadas.
A cautela no retorno físico é compreensível, mas, considerando que o próprio clube já liberou o atleta para partidas oficiais, a falta de utilização começa a levantar questionamentos. Emanuel não apenas se diz mais forte do que antes, como também já provou, em campo, que pode ser decisivo.
Resta saber até quando o artilheiro seguirá aguardando. O ABC precisa de gols, e eles já mostraram que podem sair dos pés de Emanuel.