Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Política

Lula articula estratégia para eleger mais senadores e deputados da base em 2026

LULA6.PNG

A pouco mais de um ano das eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tenta articular medidas para eleger mais senadores e deputados da base do governo no Congresso. Neste mandato, por exemplo, o chefe do Executivo tem enfrentado desafios, embora sempre reforce que o governo “aprova tudo que é prioritário no Congresso”.

A noticia é de EDIS HENRIQUE PEREZ. Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, é uma preocupação de Lula o cenário do próximo ano. “Muita gente pensa que basta votar no presidente e votar no governador que tudo se resolve. Mas não é verdade. O presidente, para fazer as coisas, precisa aprovar as leis e as medidas no Congresso Nacional — no Senado e na Câmara dos Deputados. Se ele não tiver apoio ele não consegue fazer”, explicou.

Rui confessou “que o presidente Lula está preocupado de como será o cenário [ano que vem] e está estimulando nos estados [candidatos] para que tenhamos bons deputados e senadores”.

Um dos nomes que já na mesa de Lula é do próprio ministro da Casa Civil, que tem pretensões de concorrer em 2026 para o cargo de Senador pela Bahia. Rui Costa admite que já se colocou à disposição do chefe do Palácio do Planalto e que terá uma nova conversa com Lula em março do ano que vem.

Outro nome requisitado por Lula é do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas desta vez para governador de Minas Gerais, importante reduto eleitoral do Brasil. Em entrevista exclusiva à RECORD, Lula afirmou ter sondado o senador Rodrigo Pacheco para o cargo.

“Pacheco é a figura pública de Minas Gerais mais respeitada de Minas Gerias, por isso acho que ele está altamente qualificado para ser candidato”, afirmou.

Na ocasião, Lula teceu críticas ao atual governador, Romeu Zema (Novo) e o classificou como “falso humilde”.

O presidente também rebateu um vídeo publicado pelo governador, que é pré-candidato à Presidência, em que ele comia uma banana com casca para criticar o preço dos alimentos e o governo federal.

Vale lembrar que em agendas públicas Lula já antecipou a possibilidade de concorrer à reeleição a presidente da República. Ele disse que a única condição é estar bem de saúde.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado