Uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3) mostra que o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados em um eventual segundo turno na eleição de 2026. Lula tem 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 40%, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A informação é do g1.
A pesquisa estimulada testou outros sete cenários de segundo turno, nos quais Lula enfrentaria nomes da direita, como Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil), Ratinho Júnior (PSD), Pablo Marçal (PRTB) e Eduardo Bolsonaro (PL). Em todos esses cenários, o atual presidente venceria.
Cenários de segundo turno
-
Lula x Jair Bolsonaro
-
Lula: 44%
-
Bolsonaro: 40%
-
Indecisos: 3%
-
Branco/nulo/não votaria: 13%
-
-
Lula x Michelle Bolsonaro
-
Lula: 44%
-
Michelle: 38%
-
Indecisos: 3%
-
Branco/nulo/não votaria: 15%
-
-
Lula x Tarcísio de Freitas
-
Lula: 43%
-
Tarcísio: 37%
-
Indecisos: 4%
-
Branco/nulo/não votaria: 16%
-
-
Lula x Ratinho Júnior
-
Lula: 42%
-
Ratinho: 35%
-
Indecisos: 4%
-
Branco/nulo/não votaria: 19%
-
-
Lula x Pablo Marçal
-
Lula: 44%
-
Marçal: 35%
-
Indecisos: 4%
-
Branco/nulo/não votaria: 17%
-
-
Lula x Eduardo Bolsonaro
-
Lula: 45%
-
Eduardo: 34%
-
Indecisos: 4%
-
Branco/nulo/não votaria: 17%
-
-
Lula x Romeu Zema
-
Lula: 43%
-
Zema: 31%
-
Indecisos: 5%
-
Branco/nulo/não votaria: 21%
-
-
Lula x Ronaldo Caiado
-
Lula: 44%
-
Caiado: 30%
-
Indecisos: 4%
-
Branco/nulo/não votaria: 22%
-
Rejeição e medo do futuro político
A pesquisa também perguntou sobre a rejeição dos candidatos. Lula e Bolsonaro aparecem empatados com 55% de rejeição. Em janeiro, Lula tinha 49%, e Bolsonaro, 53%.
Quando questionados sobre seus maiores medos na política, os entrevistados também ficaram divididos: 44% afirmam temer a volta de Bolsonaro à presidência, enquanto 41% dizem ter medo da permanência de Lula no cargo.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 27 e 31 de março, com 2.004 entrevistados com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.