Cumprindo agenda em Natal, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga lançou nesta quinta-feira (15), em cerimônia num shopping na Zona Sul da cidade, o Programa de Atualização da Caderneta Vacinal.
O objetivo do programa na capita potiguar éalavancar a imunização da população com todas as vacinas disponíveis, principalmente em crianças, diante de um cenário em que boa parte das metas não foram atingidas entre o público-alvo neste ano.
A vacina contra a poliomielite, por exemplo, teve baixa cobertura em todo o Brasil neste ano. Em Natal, 38% do público-alvo foi vacinado e, no Rio Grande do Norte, 66%.
"As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, nas salas de vacinação, que são mais de 38 mil no Brasil. As campanhas visam trazer as pessoas para a vacinação. Mas não quer dizer que a vacina é feita só naquele momento da campanha. Então, fizemos uma campanha de 7 de agosto até 30 de setembro, da poliomielite, mas ainda não conseguimos recuperar essas coberturas. Isso é algo que é um fenômeno mundial", disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
"É sempre oportuno chamar papai e mamãe pra trazer sua criança para tomar a vacina da pólio. Vem tomar a vacina e aproveita e atualiza toda a caderneta de vacinação".
O ministro também aproveitou para reforçar a importância de se vacinar contra a Covid-19, tomando as doses de reforço que estão disponíveis - atualmente o RN já tem a quinta dose (chamada de terceira dose de reforço) em pessoas acima de 60 anos.
"Nós temos a vacina contra a Covid, muito importante, que nos ajudou e foi fundamental para resolver a questão da emergência de saude pública. Aquele que não tomou o reforço, venha tomar, não fique esperando vacina atualizada, porque todas são importantes e vacina boa é que a está no braço", reforçou.