O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (26) a prisão preventiva de Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A decisão foi tomada após Vasques romper sua tornozeleira eletrônica e tentar fugir do país.
Silvinei, que cumpria prisão domiciliar em Santa Catarina, foi detido na madrugada de hoje no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, no Paraguai. De acordo com as autoridades, ele tentava embarcar para El Salvador utilizando um passaporte paraguaio original pertencente a outra pessoa.
A dinâmica da fuga
A Polícia Federal (PF) informou que o ex-diretor não apenas danificou o dispositivo de monitoramento, mas também alugou um veículo para cruzar a fronteira com o Paraguai, levando consigo seu animal de estimação.
Ao realizar diligências no endereço residencial de Vasques, a PF constatou que o imóvel estava vazio. Diante da violação das medidas cautelares, Moraes afirmou que houve uma "efetiva evasão" e que a fuga justifica a conversão da prisão domiciliar em preventiva.
Condenações e investigações
Silvinei Vasques já possui uma condenação de 24 anos e 6 meses de prisão. Ele é acusado de integrar uma organização criminosa que planejou um golpe de Estado no Brasil entre o final de 2022 e o início de 2023. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Vasques utilizou a estrutura da PRF para tentar impedir o deslocamento de eleitores no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.
Desdobramentos administrativos
Além da esfera criminal, a situação de Vasques complica-se na área administrativa:
- CGU: A Controladoria-Geral da União solicitou ao STF o compartilhamento das investigações da Operação Tempus Veritatis.
- Objetivo: Abrir processos disciplinares contra servidores e ex-servidores federais citados no caso do golpe.
- Nomes citados: Além de Silvinei, o ex-assessor Filipe Martins também é alvo do interesse da controladoria.
Silvinei Vasques permanece sob custódia das autoridades paraguaias e a expectativa é que ele seja extraditado para o Brasil ainda nesta sexta-feira (26).
*Com informações do O Antagonista