O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) denunciou o atacante Ênio, da Chapecoense, por manipulação de resultados no Brasileirão de 2025. Na ocasião, o jogador atuava pelo Juventude.
A informação é da CNN. Ênio é acusado de fraude em competição esportiva e lavagem de bens, direitos e valores, conforme denúncia apresentada à Vara Criminal da Comarca de Caxias do Sul. Segundo a queixa, o atleta teria ocultado valores próximos de R$ 2 milhões obtidos de forma ilícita.
O relatório do MP-RS também aponta que Ênio teria recebido dois cartões amarelos de forma deliberada. As infrações teriam ocorrido quando o atacante atuava pelo Juventude — contra o Vitória, na primeira rodada, e diante do Fortaleza, na oitava.
Em maio de 2025, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de Ênio em Caxias do Sul e no armário do jogador no estádio Alfredo Jaconi. A ação ocorreu após pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Na época, o jogador se manifestou publicamente sobre o caso e lamentou toda a situação.
“Eu estou disposto a fazer tudo que o pessoal do Ministério Público pedir. Sempre estive aqui. Eu sempre fui um atleta muito combativo dentro de campo, sempre gostei de dar o meu máximo, de dar a minha vida pela camisa que eu estou vestindo”, afirmou.
“Eu estou muito tranquilo, o que eu mais quero e sempre quis foi jogar meu futebol. Quero jogar meu futebol em paz. Então estou aqui para provar a minha inocência e continuar trilhando o meu caminho no mundo do futebol. Quero crescer muito ainda, tem muita lenha para queimar”, completou.