Sete leitos de UTI do Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, em Natal, estão fechados por falta de medicamentos, materiais e insumos básicos. A situação, que coloca em risco recém-nascidos, crianças e adolescentes em estado grave, levou o Ministério Público do RN, a Defensoria Pública e o Conselho Regional de Medicina a acionar a Justiça para exigir a reabertura imediata.
Segundo vistoria do Cremern, estão bloqueados cinco leitos de UTI neonatal e dois de UTI pediátrica. Na última segunda-feira (11), 12 pacientes aguardavam vaga em terapia intensiva, alguns com prioridade máxima, de acordo com o sistema Regula Leitos.
No pedido à Justiça, as instituições querem que o Governo do Estado, por meio da Sesap, desbloqueie os leitos em até 48 horas, com todos os insumos e profissionais necessários para o funcionamento das 20 UTIs da unidade. Também pedem a ativação de 10 novos leitos de Cuidados Intermediários Neonatais, que já têm estrutura pronta, mas estão parados por falta de equipe e material.
O Hospital Maria Alice Fernandes é referência no atendimento de alta complexidade pediátrica e neonatal no Rio Grande do Norte.