O Dia E, realizado neste sábado (5), tem o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos. No Rio Grande do Norte, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN) e a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) irão participar dessa ação com a realização de 100 cirurgias, 1.100 exames e 40 consultas.
Nos três hospitais do RN, serão atendidos pacientes já regulados que aguardam em fila de espera por cirurgia e/ou exame. No Huol, serão beneficiados 40 pacientes, sendo 10 para a cirurgia plástica, oito para intervenções otorrinolaringológicas, oito para oftalmológicas, 10 para cirurgias urológicas e quatro pacientes para a retirada de vesícula. A ação no hospital conta, ainda, com a realização de exames de cateterismo cardíaco e 60 exames de ecocardiograma.
De acordo com a médica cirurgiã do Huol, Marília Moreira, a ação contribui para o ensino e a aprendizagem de residentes. “Para mim, duas das finalidades são o treinamento do residente de cirurgia geral e a devolutiva à sociedade do investimento feito no nosso serviço, aumentando a quantidade de pacientes atendidos”, enfatiza a profissional.
Para o chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Huol, Francisco de Cassio de Oliveira Mendes, o mutirão de cirurgias e exames, dentro projeto “Ebserh em Ação”, é uma oportunidade para otimizar o atendimento de pacientes que aguardam por cirurgia e/ou exames em fila de espera. “Para o Huol, apresenta relevância por oportunizar prática médica no campo de cirurgias e exames aos programas de residência médica, supervisionados por seus preceptores. Com isso, o Huol está em sintonia com as ações e os programas prioritários da Ebserh e do Ministério da Saúde”, destaca Cássio Mendes.
No HUAB, serão realizadas 20 cirurgias ginecológicas, 27 pequenas cirurgias, 40 consultas pediátricas, 90 mamografias e 45 ultrassonografias, além de 900 exames laboratoriais. “Para o HUAB, o mutirão representa um momento de mobilização coletiva de suas equipes multiprofissionais, reafirmando seu compromisso institucional com a ampliação da assistência, o ensino e a qualidade do cuidado prestado à comunidade. Essa ação fortalece o papel do hospital como espaço de formação, pesquisa e atendimento, integrando práticas inovadoras de gestão e cuidado”, afirma o chefe do Setor Materno Infantil e Saúde da Mulher do HUAB, Edson Mendes Marques.
Na MEJC, serão realizadas 17 laqueaduras tubárias, sendo oito por videolaparoscopia e nove pelo método convencional. “A laqueadura tubária, ou ligadura das trompas, é um método contraceptivo definitivo e altamente eficaz. Sua realização representa um direito reprodutivo fundamental, especialmente para mulheres que já têm filhos, enfrentam riscos à saúde em uma nova gestação ou não desejam mais engravidar”, ressalta o médico ginecologista e gerente de Atenção à Saúde da MEJC, Marcelo Lorençato.
Ebserh em Ação
O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, em todas as regiões do país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2025, já foram realizadas nacionalmente na Rede Ebserh 166 mutirões.
Com informações da Tribuna do Norte.