A fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) resgatou, nesta quinta-feira (25), nove aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro no bairro de Neópolis, zona Sul de Natal.
Entre as espécies encontradas estavam dois papagaios, dois canários-da-terra, um sabiá-da-mata, um golinha, um corrupião, uma rolinha-cascavel e uma craúna.
A ação ocorreu em duas residências. Inicialmente, os fiscais apuravam uma denúncia de maus-tratos a animais domésticos, que não se confirmou. No retorno, identificaram uma casa onde era mantida ilegalmente uma craúna. Já no segundo imóvel, alvo de denúncia cadastrada, foram encontrados os outros oito animais, incluindo os dois papagaios.
Todos os animais foram resgatados e encaminhados à Semurb, que informou não ter havido resistência por parte dos responsáveis. Os autuados deverão responder nos trâmites legais e podem ser multados por crime ambiental. As aves serão reabilitadas e reintroduzidas na natureza.
O fiscal responsável pela operação, Ivan Ruy, reforçou a importância da fiscalização:
“Ainda existe uma cultura muito forte em nosso país de criar animais silvestres, especialmente pássaros. Há até músicas que falam sobre eles, mas é importante ressaltar que isso é crime previsto em lei federal. Sem falar que o canto desses animais é muito mais bonito quando é um canto livre, de felicidade”.
A prática de manter animais silvestres em cativeiro configura crime ambiental, previsto na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que protege não apenas os animais, mas também a biodiversidade, fundamental para o equilíbrio ecológico e a vida humana.
Com informações do Tribuna do Norte.