A demora no atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba, na Grande Natal, tem sido uma grande preocupação para os pacientes que buscam assistência médica na unidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nas últimas semanas, houve um aumento de 30% nos atendimentos realizados na UPA, o que tem causado uma espera de mais de três horas para que os pacientes sejam atendidos.
Além da espera pela consulta com um médico, muitas vezes, a triagem também tem demorado, o que agrava ainda mais a situação dos pacientes que buscam atendimento na unidade. Segundo relatos de pacientes, a situação tem sido difícil para todos, principalmente para idosos e crianças.
Diante do aumento dos casos de viroses respiratórias na região, a Secretaria Municipal de Saúde informou que duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Natal abrirão neste feriado para atender a população que necessitar de atendimento para casos leves. A medida tem como objetivo desafogar as UPAs, que têm sido sobrecarregadas pelo aumento de atendimentos relacionados a essas doenças.
Apesar das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes continuam enfrentando longas esperas para serem atendidos na UPA de Macaíba. O consultor financeiro Emanuel França, que procurou a unidade nesta quinta-feira, relatou que esperou mais de duas horas apenas para passar pela triagem.
"Uma situação que você espera mais de 2 horas para passar pela triagem, para mais uma hora ser atendido, ainda tem questão de exames… Um descaso. Idosos, crianças, uma situação que não fica cabível pra gente", afirmou França à InterTV Cabugi.