A PF afirma ter encontrado, em um disco rígido apreendido na casa do Careca do INSS, planilhas com comprovantes de pagamento de R$ 50 mil em propina ao então secretário-executivo da Previdência Social, Adroaldo Portal.
O esquema de fraudes no INSS foi revelado pelo Metrópoles. Adroaldo foi exonerado nesta quinta-feira (18/12) por determinação do ministro da Previdência, Wolney Queiroz. Segundo a PF, o valor de R$ 50 mil foi pago pelo Careca como propina.
A corporação indica que Adroaldo teve movimentações bancárias suspeitas, mas a ligação direta só foi identificada após a apreensão da planilha que registrava depósito para “ADRO”, codinome usado pelo Careca.
O material foi apreendido em operação deflagrada em abril, quando o Careca foi preso em Brasília. Nesta quinta, Adroaldo foi alvo de busca e apreensão e ficará em prisão domiciliar por ordem do ministro André Mendonça, do STF.
Após a operação, Wolney Queiroz determinou a exoneração do secretário-executivo.