A CBF instituiu um Grupo de Trabalho (GT) para debater e propor melhorias nas categorias de base do futebol brasileiro. O presidente em exercício da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), Felipe Silva, foi indicado pelo presidente da CBF, Samir Xaud, para presidir o grupo.
O GT tem como objetivo elaborar propostas para aprimorar os processos de formação de atletas de ambos os gêneros, promover a equidade e fortalecer o desenvolvimento técnico, educacional e competitivo dos jovens em formação.
Os trabalhos terão início com um diagnóstico das competições das categorias de base. A partir dessa análise, o grupo irá se debruçar sobre temas como a integração entre o desenvolvimento esportivo e a formação educacional.
Entre as metas do GT também estão a definição de critérios de infraestrutura e de qualificação técnica, o acompanhamento de políticas de proteção aos atletas e o fortalecimento dos clubes formadores.
“As categorias de base são o alicerce de todo o futebol. A criação do GT representa um avanço da CBF no desenvolvimento dos atletas como um todo. Fortalecer os processos de formação significa desenvolver atletas mais preparados tecnicamente e também cidadãos mais conscientes e bem formados”, destacou Felipe Silva.
Os interessados deverão manifestar sua intenção de participação até o dia 23 de fevereiro. A seleção observará critérios de diversidade regional, experiência em categorias de base e representatividade institucional.