Pelo menos três presidentes da direita latino-americana confirmaram que estarão presentes na entrega do Prêmio Nobel da Paz para a líder opositora da Venezuela, María Corina Machado, no dia 10 de dezembro, em Oslo, na Noruega. A informação é da CNN.
Convidados por Machado para a cerimônia, o presidente do Equador, Daniel Noboa, o do Panamá, José Raúl Mulino, e o do Paraguai, Santiago Peña, confirmaram que estarão em Oslo para a ocasião.
A parlamentar republicana María Elvira Salazar e a espanhola Cayetana Álvarez de Toledo também confirmaram presença.
A dúvida que paira acerca da entrega é se a líder opositora conseguirá viajar a Oslo para receber o prêmio pessoalmente.
Machado tem proibição de sair da Venezuela sem autorização judicial desde 2014, sob alegações de conspiração e tentativas de desestabilização no país.
À CNN, uma fonte do entorno de Machado afirmou que a líder opositora não correrá o risco de não poder voltar à Venezuela se não houver garantias de que possa fazê-lo, caso vá a Oslo.
Desde as eleições presidenciais de julho do ano passado e posterior ameaças do regime de Nicolás Maduro, não se sabe onde Machado está escondida.
Ela garante, no entanto, que continua na Venezuela.