A primeira brasileira a vencer o Miss Universo, Ieda Maria Vargas, morreu aos 80 anos nesta segunda-feira (22), em Gramado, na Serra Gaúcha. Ela estava internada na UTI do Hospital Arcanjo São Miguel. A informação foi confirmada pela filha, Fernanda Vargas.
O velório será realizado nesta terça-feira (23), a partir das 10h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, com despedida aberta ao público. Às 17h, haverá uma cerimônia restrita no Crematório Metropolitano.
Nascida em Porto Alegre, em 31 de dezembro de 1944, Ieda fez história ao conquistar os títulos de Miss Brasil e Miss Universo em 1963, aos 18 anos, em Miami Beach, nos Estados Unidos. Seu reinado terminou em agosto de 1964.
Ao longo da vida, optou por uma trajetória discreta após o casamento, em 1968, com José Carlos Athanázio, com quem teve dois filhos. Viúva desde 2009, passou a viver em Gramado. Em 2019, sofreu um AVC, do qual conseguiu se recuperar parcialmente.
O governador Eduardo Leite lamentou a morte e prestou solidariedade à família, destacando a importância histórica de Ieda para o Rio Grande do Sul e para o Brasil.