Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1366x244px.gif

Brasil

Siamesas realizam cirurgia urgente para separação

aRi7NE1fCwAUg7REDzCBBkWRBPwCPD-metaMDFERDhCM0ItQjgwNS00RjU5LThEMjgtQTY4NzY0QkVCRkQ4LmpwZWc=-.jpg
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.gif

As siamesas Yasmin Vitória e Eliza Vitória, com apenas 34 dias de vida, passaram por uma cirurgia de separação emergencial nesta terça-feira (13/5), no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia. O procedimento foi realizado devido ao estado de saúde crítico de uma das bebês, que estava respirando com auxílio de ventilação mecânica, enquanto a outra respirava sem suporte.

O diagnóstico revelou que Eliza apresentava hipertrofia no coração e alterações no quadro urológico de Yasmin, o que exigia intervenção médica urgente. Ambas estavam sendo alimentadas por sonda e, apesar dos problemas de saúde, não houve piora clínica até o momento da cirurgia.

As gêmeas nasceram em Manaus (AM) e foram transferidas para Goiânia no dia 24 de abril, com o apoio de uma UTI aérea providenciada pelo governo do Amazonas. O médico Zacharias Calil, responsável pela cirurgia, explicou que o procedimento foi realizado com o objetivo de evitar o agravamento da saúde das meninas, destacando que o pós-operatório pode ser simples ou complexo, dependendo da evolução das condições clínicas.

As gêmeas compartilham fígado e parte do pericárdio, membrana que reveste o coração, e são unidas pelo tórax e abdômen. A cirurgia de separação foi a 24ª realizada pelo médico goiano, que contou com a participação de seu filho, o cirurgião plástico Rogério Hamu, responsável pela finalização do procedimento.

A mãe das meninas, Elizandra da Costa, de 22 anos, acompanhou as filhas e compartilhou detalhes da jornada nas redes sociais. O médico Calil afirmou que já acompanhava o caso das gêmeas por meio de fotos e vídeos e ressaltou que Goiás é uma referência nacional em cirurgias de separação de gêmeos siameses.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado