A Secretaria Municipal de Mobilidade (STTU) anunciou, nesta segunda-feira (11), a implementação de obras de sinalização nas avenidas Hermes da Fonseca, Capitão-Mor Gouveia e Alexandrino de Alencar. Segundo a pasta, o objetivo do trabalho é garantir a melhoria no fluxo do trânsito na região e melhor qualidade de vida aos usuários.
“É a união de esforços entre o Executivo municipal, a STTU, os parceiros do Programa Vida No Trânsito, o Observatório Nacional de Segurança Viária e o Ministério Público do Estado do RN, por meio da 49o Promotoria de Justiça de Justiça e Cidadania, que está reduzindo o número de acidentes e vítimas fatais no trânsito”, destaca a secretária Daliana Bandeira.
Na avenida Capitão-Mor Gouveia, a STTU implementou uma faixa compartilhada de ônibus e bicicleta, implantação de faixas elevadas com foco na diminuição de velocidade, implantação de placas de sinalização de trânsito, acessibilidade e operações constantes da equipe de educação de trânsito.
Na avenida Hermes da Fonseca, no trecho que compreende até o cruzamento com a avenida Alexandrino de Alencar, a STTU implementou diversas ações que vão desde o fortalecimento da sinalização viária com a implantação de faixas de pedestres em todas as paradas de ônibus, abertura de canteiros e acessibilidade, implantação da fiscalização eletrônica, sinalização de faixa compartilhada ônibus e bicicleta, placas com limites de velocidade e ações de educação de trânsito com foco na travessia segura dos pedestres.
Vale ressaltar ainda que todas estas ações são necessárias devido aos acidentes que foram verificados pelo setor de estatísticas da STTU, onde a partir deste cenário são implementadas as ações. Além destas duas vias, o órgão também está trabalhando com dados estatísticos em outros pontos da cidade para tratar os corredores mais críticos e violentos no trânsito.
Um outro trabalho que a STTU vem desenvolvendo diz respeito à gestão de velocidade dos principais sistemas viários do município. Neste sentido, o órgão está implantando sinalização de velocidade permitida em 50 km/h e as faixas de ônibus em 40 km/h – seguindo os padrões de segurança adotados em diversos países do mundo.