O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quarta-feira (15) relatos de que ele autorizou a CIA, a agência de inteligência dos EUA, a fazer operações secretas na Venezuela. A informação é da CNN.
"Temos muitas drogas chegando da Venezuela, e muitas das drogas venezuelanas chegam pelo mar, então vocês podem ver isso, mas vamos detê-las também por terra", afirmou o presidente no Salão Oval da Casa Branca.
Sem dizer que seu objetivo era tirar Maduro do poder, Trump disse que sentia que os líderes venezuelanos estão sob pressão.
“Acho que a Venezuela está sofrendo pressão. Mas acho que muitos outros países também estão sofrendo. Não vamos deixar este país, o nosso país, ser arruinado porque outras pessoas querem se livrar, como você diz, do seu pior”, destacou.
Ele estava fazendo referência à falsa alegação de que países "esvaziaram" suas prisões e instituições psiquiátricas para enviar essas pessoas para os Estados Unidos.
A ação marca uma forte escalada nos esforços do governo americano para pressionar o regime Maduro. O New York Times foi o primeiro a noticiar a nova ordem, citando diversas autoridades americanas.
Trump alterou a autoridade da CIA na mesma época em que assinou uma diretiva secreta ordenando que os militares começassem a atacar os cartéis de drogas latino-americanos, disseram fontes à CNN.