O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve fazer um anúncio sobre a construção de novos navios de guerra ao lado do chefe do Pentágono e do secretário da Marinha nesta segunda-feira (22), de acordo com uma pessoa familiarizada com os planos. A informação é da CNN Brasil.
O anúncio, marcado para as 18h30 (horário de Brasília) na propriedade de Trump de Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida, ocorre em meio a um enorme aumento da presença naval dos EUA no Caribe, enquanto Trump pressiona o líder venezuelano Nicolás Maduro, incluindo tentativas de cortar suas receitas com petróleo.
Na sexta-feira, a Marinha anunciou que irá incorporar uma nova classe de fragatas, construídas nos Estados Unidos, como parte da nova “Frota Dourada”, idealizada por Trump como uma frota de navios mais avançada, destinada a melhor conter a China.
As fragatas são projetadas para proteger rotas marítimas e embarcações de maior porte.
A Marinha dos EUA tem participado de uma série de interceptações de petroleiros no Caribe, embora a Guarda Costeira americana tenha assumido a liderança nas operações.
Os EUA interceptaram dois petroleiros na costa da Venezuela neste mês e, no domingo, a Guarda Costeira estava em "perseguição ativa" ao enorme petroleiro Bella 1, após este se recusar a ceder às tentativas de apreensão americanas.
O andamento da perseguição era incerto na manhã desta segunda-feira (22), mas autoridades americanas disseram que o fato de o petroleiro — que estava vazio e seguia para a Venezuela para carregar petróleo — ter dado meia-volta e agora estar navegando para longe do país já era um sucesso.