O curso de medicina é um verdadeiro sonho para muitos alunos que realizam inscrição no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Mas para o estudante Luís Miguel, de 18 anos, o curso na área médica era apenas uma das suas possibilidades. A decisão de tentar uma das vagas mais cobiçadas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte só ocorreu ao longo do Sisu. Na sua primeira tentativa, o paulista que mora em Natal há seis anos conquistou a aprovação.
"Sempre fui um aluno generalista, muito bom em todas as disciplinas, porque quero tirar o melhor proveito de cada. Medicina não era uma pré-definição ao ENEM, apenas uma possibilidade para mim. Só decidi de fato ao longo do SISU", destaca o aluno natural Presidente Prudente, São Paulo, que há quatro anos estuda no colégio Facex de Natal.
Para Luís Miguel, excessos na preparação não fizeram parte da sua rotina de estudos. "Minha história com os estudos nunca teve excessos. Boa parte do estudo eram exercícios do material, a outra eram anotações resumidas que fazia ao longo das aulas. Devia dar em média umas 3 horas diárias. Mas o mais importante era a dedicação total da minha atenção e do meu tempo na escola às aulas e aos professores. Eu costumava dialogar com eles para confirmar meus entendimentos ou consertá-los. Isso me dava segurança", explica Luís Miguel.
Matemática foi diferencial
Com bom desempenho em todas as disciplinas, Luís Miguel brilhou na prova de matemática, alcançando a nota de 931 na disciplina. "Isso era parte da estratégia, pois os meus professores destacavam sempre a importância da disciplina para aprovação. Eu sempre gostei muito de matemática e fui bem orientado pelos professores", destaca Luís.