A Secretaria de Saúde de Natal (SMS) vai instituir um novo fluxo de atendimento de casos de urgência e emergência pediátrica em Natal a partir do dia 1º novembro. A informação foi dada durante o comentário de cotidiano da jornalista e apresentadora do Jornal 96, Gerlane Lima, nesta sexta-feira (21).
A medida foi tomada após uma reunião com a Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed/RN). Conforme informado por Gerlane, moradores da zona Norte já estavam nessa quinta (20) denunciando a falta de atendimento da especialdiade na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Pajuçara, na Moema Tinôco.
A SMS explicou que a unidade do Pajuçara não vai mais atender a este tipo de ocorrência pediátrica. Todos os atendimentos da zona Norte da capital potiguar serão direcionados para a UPA do Potengi, na avenida Nosso Senhor do Bonfim.
Em nota, a SMS informou que o atendimento no Pajuçara já não possui mais atendimento por falta de médicos. O novo fluxo de atendimentos, inclusive, tem a finalidade de otimizar as escalas, devido às dificuldades de encontrar médicos para trabalharem.
Agressões sofridas pelos profissionais da saúde durante os atendimentos clínicos é um dos fatores citados pela pasta para justificar o afastamento dos profissionais, conforme informado pela empresa contratada.
Confira como vão ficar os atendimentos de pediatria nas UPAS:
Zona Oeste: UPA da Cidade da Esperança
Zona Sul: UPA Cidade Satélite
Zona Norte: UPA Potengi
Zona Leste: Pronto-socorro infantil de Brasília Teimosa e na Unidade Mista de Mãe Luíza