O protesto feito na manhã de hoje (10), na Ponte de Igapó, ocorreu em virtude da morte de um apenado da Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-Mirim. Após a repercussão do assunto, a Secretaria Municipal de Administração Penitenciária (SEAP) divulgou uma nota esclarecendo sobre as possíveis causas da morte do homem. Conforme foi dito pelo comunicado, o falecimento ocorreu em razão de uma parada cardiorespiratória depois de um caso de tuberculose.
Confira o comunicado na íntegra:
A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), a respeito da morte do privado de liberdade da Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-Mirim, Michael Vinícius Alves da Silva, durante procedimento cirúrgico no Hospital Santa Catarina, no último dia 07/10, esclarece:
1 - O laudo de exame necroscópico do Itep, número 19803, aponta como causa da morte pneumopatia crônica de provável etiologia tuberculosa;
2 - O interno foi acompanhado em sua permanência na unidade penitenciária equipe de saúde prisional, sendo atendido por médico, medicado e submetido a exames.
3 - Com agravamento do quadro de saúde, o privado de liberdade foi encaminhado ao Hospital Municipal Percílio Alves, em Ceara-Mirim, e, posteriormente ao Hospital Santa Catarina, onde veio a falecer durante procedimento cirúrgico (toracocentese). Sofreu parada cardiorespiratória.
4 - A Cadeia Dinorá Simas conta com equipe de saúde e assistência completa: 1 médico; 1 enfermeiro; 2 técnicos de enfermagem; 1 farmacêutico; 1 dentista; 1 assistente bucal; 3 psicólogos e 2 assistentes sociais.
5 - O Sistema Prisional do Rio Grande do Norte tem 11.980 presos. Recebe mensalmente 600 presos, média de 20 por dia.
6 - Foram registrados 5 óbitos por doença/causa natural no Sistema Prisional do RN no ano de 2022, incluindo o óbito de Michael Vinícius Alves da Silva.
7 - O privado de liberdade foi preso em Igapó, no dia 13/09, em flagrante delito, segundo Boletim de Ocorrência 143112/2022, acusado de roubo a mão armada com concurso de duas ou mais pessoas; tentativa de homicídio simples e receptação.
Leia também:
[VÍDEO] Ponte do Igapó é liberada após manifestantes queimarem pneus e móveis na pista
[VÍDEO] Manifestantes queimam pneus e interditam trânsito na Ponte do Igapó
Histórico
Um protesto com pneus queimados na pista praticamente interditou o trânsito na ponte do Igapó no sentido zona Norte na manhã desta segunda-feira (10). O ato acontece desde às 8 horas, quando ocorreu interdição parcial da rodovia, no sentido decrescente, por populares que incendiaram pneus, móveis velhos e outros materiais.
Ainda não se tem mais informações a respeito da motivação do protesto. As informações são do blog de Gustavo Negreiros.
Conforme informado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), às 9h10 ainda ocorria congestionamento em ambos os sentidos, com trânsito fluindo lentamente zona Norte de Natal. Equipes da PRF e do Corpo de Bombeiros Militar estão em deslocamento para o local.
No sentido decrescente, mesmo com meia pista liberada, os veículos não estão passando com receio das chamas. Ainda segundo a PRF, os manifestantes protestam em razão de uma operação policial na comunidade que resultou na morte de uma pessoa.