Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

FastaBode_Mossoro_1920x350px.png

Famosos

Ex-Malhação fala sobre namoro abusivo que a fez perder a visão de um olho

Thaís Vaz como Flavinha em Malhação  • Reprodução/Instagram
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.gif

Thaís Vaz, 44, tem usado suas redes sociais para fazer um alerta importante para mulheres que estão em relacionamentos abusivos, contando sua própria história: como um namorado, aos 19 anos, a fez perder a visão de seu olho esquerdo. A notícia é da CNN Brasil.

A atriz que interpretou Flavinha na Malhação em 2004, lembrou que a oficialização do namoro veio de forma tortuosa, com uma crise de ciúmes do rapaz ao vê-la participar de um desfile de roupas de banho. "Fui escondida, quando ele descobriu, disse: 'Não quero namorada minha desfilando de biquíni'. Eu respondi: 'Sou sua namorada agora?' Então, meu pedido de namoro já foi feito assim", comentou em entrevista à Marie Claire.

Após o começo controverso, ela lembra que o rapaz passou para a agressão física, e inclusive a acertou um soco na costela enquanto andava na rua: "E eu ainda fui atrás dele, porque já não tinha mais amor próprio". A relação seguiu e, em um Carnaval há 25 anos, Thais e o então namorado estavam brigados, mas estavam convivendo com o grupo com quem viajavam. Em um atrito, o parceiro deu um soco em uma janela de vidro que estourou.

"Ele bateu no vidro, que quebrou com força e atingiu meu olho. Foi uma correria. Nem eu tinha entendido direito o que tinha acontecido.... O lugar onde ele bateu furou o braço dele. Ele perdeu muito sangue", contou e diz que percebeu depois que sua pupila e íris haviam estourado. No relato, ela conta que no início não havia perdido totalmente a visão. "Tive deslocamento de retina, catarata traumática, corte na córnea... Tudo de pior. Depois de um tempo, a retina deslocou de novo e não teve mais jeito", explica e lembra que o processo levou cerca de um ano e meio de cirurgias.

Trabalhando com a aparência, ela acreditou que teria dificuldade de seguir a carreira de atriz e modelo com a perda da visão do olho esquerdo. Em um vídeo, ela explicou que usa uma lente escleral, uma prótese ocular que deixa esteticamente imperceptível, porém, não é capaz de restaurar a visão perdida. "Meu olho ficou um olho doente, é atrofiado, cinza. Eu uso essa lente para conseguir trabalhar."

Sem relatar sua condição, Thaís conseguiu um papel para integrar o elenco de Malhação 2004, que tinha como protagonistas Marjorie Estiano, Juliana Didone e Guilherme Berenguer. "E quando descobriram, achei que fosse perder tudo, mas deu tudo certo”, relatou na entrevista. Em uma publicação, ela explicou que por isso sua personagem ganhou um óculos e ela aprendeu a trabalhar com a câmera. "Em um meio mais cruel, onde você tem que ser perfeita."

Mais tarde, ela  descobriu que em seu cadastro na emissora havia uma nota para "reparar em seu olho esquerdo". "Coisas que me rotularam em uma época que talvez tenham me impedido de continuar uma trajetória dentro da casa."

Mais de 20 anos depois do trauma, ela conseguiu persistir na carreira como atriz em outras emissoras, no teatro, como diretora e dramaturga. Em sua estreia na escrita para o teatro, ela traz para o palco sua própria trajetória em "Hiena: o riso sobre o tóxico". Ela usa seu espaço nas redes sociais e sua arte para falar abertamente sobre os traumas decorrentes: "Para ver se eu consigo com a minha história ajudar outras pessoas a não passarem pelo que passei, a chegar nesse nível de violência que me fez perder a visão".

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado