Gloria Pires concedeu entrevista ao programa Na Palma da Mari e, ao lado da atriz Isabel Fillardis, levantou questionamentos sobre o fato de alguns exames médicos ainda serem dolorosos para mulheres. A informação é do Metrópoles.
Durante a conversa, a atriz refletiu sobre o tema e afirmou que, em sua avaliação, a medicina não acompanhou a evolução necessária no que diz respeito aos cuidados com a saúde feminina.
O que disse Gloria Pires
“Hoje, em 2025, a gente ainda ter que passar por aquele tremendo desconforto que é o tal do exame Papanicolau? Aquilo tem fundamento? Numa era em que o povo está saindo do planeta, a gente ainda sofre com aquilo. É um negócio de tortura aquilo”, destacou Gloria Pires.
A atriz também falou sobre a menopausa – assunto que, segundo ela, foi pouco discutido na medicina até pouco tempo. “A coisa da menopausa, por que ninguém falava? Porque a maioria eram médicos homens. Onde eles aprendiam? Em cima de pesquisas feitas por homens, que não vivenciavam aquela realidade”, afirmou.
Médica rebateu
As declarações repercutiram nas redes sociais e foram rebatidas por profissionais da área da saúde. A ginecologista Ana Comin usou suas redes para responder às falas de Gloria Pires.
“Custo a acreditar que mulheres dessa idade estejam falando, em rede nacional, tanta besteira. Poderiam ter estudado um pouco antes de ir a esse programa. Para descobrir um tipo de câncer, tem algum método no universo que seja diferente de obtenção celular? Resposta: não. Por que seria diferente com colo?”, iniciou a médica.
Ela seguiu criticando as declarações e afirmou: “Qual exame que se faz que é prazeroso? Exames não são para dar prazer. Remédios não são para ser gostosos. São para curar. Ah, e mais uma coisa: estude o WHI [Iniciativa para a Saúde da Mulher, na sigla em inglês] antes de abrir a boca. Veja como se move a indústria farmacêutica, a mesma com que vocês ganham dinheiro fazendo propaganda. Vocês famosas ajudaram nessa zona que está a medicina. Zona porque pessoas que nunca passaram num vestibular de medicina vão dar palpites na TV. Estudem antes de abrir a boca ou falem daquilo que entendem. Fez teatro? Fale de teatro. Pergunte sobre o que não te compete que passará menos vergonha”.