Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Economia

Mais de 6,5 milhões vão receber restituição do IR; confira se você está na lista

A consulta ao lote pode ser feita no site da Receita Federal, dentro do menu ‘Meu Imposto de Renda’ | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.gif

A Receita Federal inicia nesta segunda-feira (30), o pagamento do segundo lote de restituições do Imposto de Renda de 2025. Mais de 6,5 milhões de contribuintes devem receber um total de R$ 11 bilhões, o maior valor já destinado em um único lote desde a criação do sistema. A notícia é do repórter Luis Batistela, da Revista Oeste.

O órgão prioriza no pagamento idosos, pessoas com deficiência, pacientes com doenças graves e professores. Também antecipa a restituição para quem usou a declaração pré-preenchida e indicou chave Pix com CPF, critérios que passaram a valer neste ano.

Segundo a Receita, cerca de 4,7 milhões de contribuintes atendem a essas condições neste lote. O depósito será feito diretamente na conta bancária ou na chave Pix informada durante a entrega da declaração.

Caso ocorra algum erro — como uma informação bancária incorreta —, o valor vai ficar disponível para saque por até um ano nas agências do Banco do Brasil.

A consulta ao lote pode ser feita no site da Receita Federal, dentro do menu “Meu Imposto de Renda”. Para verificar a situação, é preciso informar o CPF, a data de nascimento e o ano da declaração. O calendário de pagamentos seguirá com novos lotes nos dias 31 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro.

Neste ano, o fisco tem reforçado o cruzamento de dados para detectar inconsistências, sobretudo em movimentações financeiras. A recomendação da Receita é o uso da declaração pré-preenchida, que reduz a margem de erro e acelera o recebimento da restituição.

Receita bate recorde de arrecadação no início do ano

Depois de um longo atraso causado pela greve dos servidores, a Receita Federal divulgou, na quinta-feira (26), uma arrecadação de R$ 1,2 trilhão entre janeiro e maio deste ano. O volume representa o maior resultado para o período desde o início da série histórica, em 1995. A cifra recorde confirma o impacto das ações promovidas pelo governo em 2024.

Como resultado, o Ministério da Fazenda apostou em mudanças legislativas para aumentar a receita. Entre elas, estão a taxação de fundos exclusivos e offshores, a reoneração de combustíveis e alterações na política de subvenções estaduais.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado