O Papa Francisco, que hospitalizado nesta sexta-feira (14) para tratamento de bronquite, está sofrendo de uma infecção respiratória, mas está em condição estável, disse o Vaticano.
“O Santo Padre… passou por exames especializados e iniciou terapia medicamentosa hospitalar”, informou um comunicado.
“Os testes iniciais mostraram uma infecção do trato respiratório. Sua condição clínica é regular; ele tem uma leve febre”, adicionou o Vaticano.
Francisco foi hospitalizado na manhã desta sexta para dar continuidade ao tratamento de bronquite e realizar exames.
“Esta manhã, no final de suas audiências, o Papa Francisco foi internado no Policlínico Agostino Gemelli para alguns exames diagnósticos necessários e para continuar seu tratamento para bronquite, ainda em andamento, em um ambiente hospitalar”, destacou o Vaticano.
O pontífice teve que cancelar os eventos programados para os próximos três dias.
Ele deveria comparecer a uma audiência no sábado (15) e a uma missa no domingo (16), além de visitar os estúdios de cinema Cinecitta, em Roma, na segunda-feira (17).
Na quarta-feira (12), Francisco afirmou que ainda estava sofrendo de um surto da bronquite e pediu a um assessor fazer uma leitura — a segunda vez em uma semana.
Durante a reunião Francisco apresentou dificuldades para respirar durante fala.
O líder da Igreja Católica, de 88 nos, está no cargo desde 2013 e sofreu de gripe e outros problemas de saúde várias vezes nos últimos dois anos.