A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) abriu cadastramento para comerciantes informais que desejam atuar nos canteiros centrais de seis avenidas da capital potiguar, durante o período carnavalesco. O credenciamento será realizado presencialmente na sede da Semsur, localizada na Rua Princesa Isabel, 799, Cidade Alta, nesta semana, entre os dias 12 e 14 de fevereiro de 2025, das 8h às 14h.
A iniciativa busca organizar a ocupação dos espaços públicos, garantindo segurança, fluidez e fiscalização do comércio temporário. Os vendedores cadastrados poderão atuar dos dias 17 de fevereiro a 5 de março, na comercialização de artigos carnavalescos. O regulamento estabelece regras como especificações de tamanho das tendas e a proibição da venda de bebidas alcoólicas.
As áreas autorizadas para instalação dos comerciantes incluem a avenidas Monte Rei, no Planalto; Airton Sena, em Capim Macio; Avenida das Alagoas, no bairro de Neópolis e as Avenidas João Medeiros e Itapetinga, na Zona Norte. Além disso, no canteiro central da Avenida Antônio Basílio, no trecho entre a Avenida Prudente de Morais, e a Rua São José, serão disponibilizadas 20 vagas.
Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, a iniciativa contribui para a organização da cidade e o fortalecimento da economia local no período carnavalesco. "Além de garantir um comércio ordenado e seguro, essa ação fomenta a geração de renda para centenas de famílias, aquecendo a economia e oferecendo aos foliões uma estrutura melhor para aproveitar a festa", explicou.
A expectativa da Semsur é de que pelo menos 300 comerciantes participem da ação, movimentando o comércio informal e ampliando a oferta de produtos temáticos para os festejos de Carnaval.
Para se inscrever, os interessados devem apresentar, no ato da inscrição, o documento de identificação com foto (RG ou CNH), o CPF e o comprovante de residência
Apenas aqueles que apresentarem toda a documentação exigida estarão aptos a receber o comprovante de cadastramento e a licença para atuar nos locais determinados. Não será permitida a reserva de vagas por falta de documentos ou qualquer outro motivo.