O senador Rogério Marinho (PL-RN) usou as redes sociais neste sábado (20) para criticar a condução econômica do governo Lula, com foco em decisões relacionadas ao setor elétrico. Em publicação feita no X (antigo Twitter), o parlamentar questionou: “Quem paga pelo populismo de Lula?”, e acusou o governo federal de promover medidas fora do orçamento oficial, com impacto direto na conta de luz dos brasileiros.
Segundo Marinho, a decisão de utilizar recursos da hidrelétrica de Itaipu para financiar políticas públicas não previstas no orçamento, e consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU), impediu uma possível redução nas tarifas de energia elétrica.
“Cada um que não teve a conta de luz reduzida, pois mandaram Itaipu pagar pelas políticas fora do orçamento e condenadas pelo TCU. Cada um que tiver sua conta de luz majorada para pagar a de outros”, escreveu o senador, sugerindo que a prática gera distorções e transferência de custos entre os consumidores.
O ex-ministro do Desenvolvimento Regional também criticou a postura da equipe econômica do governo, afirmando que o país vive um “apagão orçamentário”, enquanto o Ministério da Fazenda “assiste de camarote” e projeta soluções apenas para depois de 2027.
A publicação se insere no contexto de debates sobre o impacto de decisões governamentais nos preços da energia elétrica e na sustentabilidade fiscal do país. Até o momento, o Palácio do Planalto e o Ministério da Fazenda não se pronunciaram sobre as críticas.