Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1366x244px.gif

Internacional

Trump afirma que Putin irá responder a ataque de drones da Ucrânia

Trump e Putin
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.gif

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, prometeu nesta quarta-feira (4) uma resposta ao ataque surpresa de drones da Ucrânia a aviões de guerra russos, afirmou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Truth Social. A notícia é do g1.

Segundo Trump, a fala ocorreu durante uma conversa telefônica entre ele e Putin no início da tarde desta quarta-feira (4). O presidente americano chegou a apagar a publicação sobre a conversa com Putin, mas repostou o texto momentos depois.

Batizado de "Operação Teia de Aranha", o ataque ucraniano de drones atingiu 41 aviões bombardeiros da Rússia em cinco bases militares diferentes no último domingo (1). O ataque, considerado audacioso pelos ucranianos e humilhante para a Rússia, foi comemorado pela Ucrânia e causou danos irreparáveis ao arsenal aéreo do rival.

 

Nas redes sociais, o presidente americano deu detalhes sobre a conversa com Putin

"Acabei de falar, por telefone, com o presidente Vladimir Putin, da Rússia. (...) Discutimos o ataque aos aviões atracados da Rússia, realizado pela Ucrânia, e também vários outros ataques que vêm ocorrendo de ambos os lados. Foi uma boa conversa, mas não uma conversa que leve a uma paz imediata. O presidente Putin afirmou, e com muita veemência, que terá que responder ao ataque recente aos aeródromos", publicou.

Trump deixou claro que, baseado em sua conversa com o líder russo, não vê a paz na guerra da Ucrânia em um futuro próximo.

O teor da conversa acende um alerta para Kiev, já que os EUA são aliados dos ucranianos — apesar de as relações entre as duas partes se encontrarem abaladas desde o retorno de Trump à Casa Branca.

A ligação entre eles ocorreu após uma reunião de alto escalão do governo russo, em que Putin colocou em dúvida as negociações de paz e disse que a Ucrânia não está buscando a paz.

A Ucrânia destruiu mais de 40 aviões com capacidade nuclear na Sibéria no domingo (1). A operação, chamada de Teia de Aranha, pareceu tirada de um roteiro de ação de Hollywood, com drones saindo de compartimentos escondidos em contêineres.

O serviço secreto ucraniano escondeu drones dentro de contêiners de caminhões, que circularam disfarçados por diversos pontos do território russo, até a proximidade das bases, de onde os drones voaram despercebidos e destruíram mais de 40 aviões com capacidade nuclear, cerca de um terço da frota militar aérea russa.

O ataque surpreendeu pelo local, a mais de 4.000 km do front da guerra, e o método de ação, que usou caminhões para levar contêineres com drones e explosivos escondidos no teto.

As autoridades russas foram pegas de surpresa pela Ucrânia. A Rússia considerou os ataques como um ato terrorista.

O presidente Volodimyr Zelensky considerou a operação como "brilhante" e "nossa operação de maior alcance".

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, os drones danificaram aviões e causaram incêndios em quatro bases aéreas da região de Irkutsk, a 4.300 km da Ucrânia e próximo da Mongólia, e em cidades do norte russo, como Murmansk.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado