O ministro do STF, Gilmar Mendes, viralizou nesta quarta-feira (26), ao ser questionado pelo jornalista português Sérgio Tavares, o que achou da intimação feita pelo Congresso dos Estados Unidos para que o também ministro do STF, Alexandre de Moraes, preste esclarecimentos sobre supostos ataques a democracia. Tavares foi aquele que ficou "detido" no aeroporto brasileiro, segundo ele, por questões políticos.
O assunto, inclusive, também foi abordado com Gilmar Mendes, que apenas afirmou "lamento que tenha acontecido" - veja no link acima.
Gilmar Mendes está em Lisboa, Portugal, para a 12ª edição de um evento promovido pelo IDP, universidade fundada pelo ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal). O evento está sendo "apelidado" de GilmarPalooza, em referência ao evento de rock Loolapalloza.
O “12º Fórum de Lisboa”, promovido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes em Portugal, começa nesta quarta-feira (26). O evento já é uma tradição e foi batizado de “Gilmarpalooza” –junção dos nomes do decano e do festival de música Lollapalooza originado em Chicago (EUA) e cuja versão brasileira é realizada todos os anos em São Paulo com uma multidão de bandas de muitos lugares.
5 recusam – André Mendonça, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Luiz Fux e Nunes Marques;
5 aceitaram - Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Flávio Dino e o presidente da Corte, Roberto Barroso.
A programação inicial contava com todos os ministros do STF. O documento oficial com todos os painéis do fórum e seus participantes foi publicado pelo Poder360 em 13 de junho.