Árbitros de Corinthians x Grêmio serão convidados para falar sobre o VAR no Senado.
A Comissão de Esportes do Senado aprovou nesta terça-feira uma audiência pública sobre o VAR. A justificativa é que o encontro auxiliará um projeto de lei, que tramita na Casa desde 2019, que pretende instituir o “Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeos e dos Áudios no futebol brasileiro”.
Para esta audiência, que ainda será marcada e foi solicitada pelo senador Carlos Portinho (PL/RJ), serão convocados os árbitros que atuaram no jogo entre Corinthians e Grêmio, e que foram afastados pela CBF após não marcarem um pênalti em favor do time gaúcho, mesmo depois de consultarem o VAR.
Foram afastados Emerson de Almeida Ferreira (VAR), Johnny Barros de Oliveira (Assistente VAR 1) e Michel Patrick Costa Guimarães (Assistente VAR 2). Wilton Pereira Sampaio, que apitou o jogo e apitou a Copa do Mundo do Catar, terá a sua situação analisada posteriormente.
Wilson Seneme e Péricles Bassols, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF e gerente técnico da VAR, respectivamente, também serão convidados. A presença de outros diretores da CBF, especialistas em direito desportivo e consultores legislativos do Senado também será solicitada.
O projeto de lei em questão sugere que haja a obrigatoriedade de que os vídeos e áudios dos árbitros com a equipe de VAR sejam disponibilizados aos veículos que estejam transmitindo as partidas ao vivo. Porém, ainda é preciso analisar a constitucionalidade do pedido, já que as competições são organizadas por instituição privada e, em tese, não caberia ao Estado legislar sobre esse tema.
E vale nota, que a CBF disponibiliza os áudios e vídeos algum tempo depois das partidas.
Fonte: O GLOBO
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado